13 de outubro de 2010

COORDENAÇÃO MOTORA


... Para educadores...

MOTORA FINA:

* Encaixar: os jogos de encaixe são ótimos, pois também estimulam a criatividade e você pode trabalhar também cores e quantidades usando os pinos;

* Amassar: use massa de modelar e papéis diversos;

* Pintar e Desenhar: use materiais diversos como lápis de cor, giz de cera, tintas, carvão etc. Deixe suas crianças soltarem a criatividades e ao final da atividade pergunte o que cada um desenhou, desta forma você já aproveita e trabalha a oralidade;

* Modelar: utilize massa de modelar e argila; fazer comidinhas e depois pedir para que as crianças cortem como se fossem alimentos.

* Faça também colagens com grãos e depois coordenação de pinça com lantejoulas e estrelinhas.

As crianças adoram: Pedir para amarrar os tênis, abotoar a camisa, pentear os cabelos, etc.


Coordenação MOTORA GROSSA:

* Faça atividades que envolvam rolar, correr, pular, andar, engatinhar, subir, descer, escorregar, agachar, dançar, etc., para ampliar gradualmente o conhecimento e controle sobre o corpo e o movimento.

• Utilização dos recursos de deslocamento e das habilidades de força, velocidade, resistência e flexibilidade nos jogos e brincadeiras dos quais participa.

• Valorização de suas conquistas corporais.

   Isso poderá contribuir para que ele possa ajudá-las a ter uma percepção adequada de seus recursos corporais, de suas possibilidades e limitações sempre em transformação, dando-lhes condições de se expressarem com liberdade e de aperfeiçoarem suas competências motoras.

0 palpites: