30 de março de 2010

Atividade da Páscoa!!!

OVOS PINTADOS A MÃO


   O ovo foi associado à Páscoa porque ele é considerado um símbolo da vida, já que guarda um embrião dentro de si. Muito antes de surgirem os ovos de chocolate, chineses e egípicios presenteavam seus amigos com ovos de galinha ou de pato, na chegada da primavera. Já o costume de pintar ovos surgiu no leste da Europa, e está presente até hoje em alguns países como Ucrânia, Alemanha, Hungria e Rússia. Lá, oferecer um ovo decorado a um amigo significa desejar-lhe também sorte, saúde e felicidade. É um ótimo presente para dar a uma pessoa muito querida ou até mesmo para decorar a casa. 

Material:

Ovos de galinha brancos
Tinta guache ou cola colorida
Pincel
Estilete
Palito de madeira

Como fazer:

   Com um estilete, faça um furo de 2 centímetros de diâmetro na base do ovo e esvazie todo o seu conteúdo. Lave bem a parte interna da casca e deixe secar por algumas horas. Depois disso, é só pintar usando um pincel. Cuidado para não quebrar a casca, que é frágil. Para deixar secar sem que a pintura borre, coloque um palito de madeira (do tipo usado para churrasco) dentro do orifício do ovo e apóie a outra extremidade do palito dentro de um copo. 

   Dica: se você quiser pintar o ovo inteiro de uma cor só, mergulhe-o em uma mistura de água com corante alimentício, durante alguns minutos, e depois deixe secar. Outra dica interessante é usar uma esponja para pintar o ovo. Basta lambuzá-la com um pouco de guache e encostá-la na casca do ovo, sem espremer. O aspecto fica bem diferente e bonito! Para fazer um pintura quadriculada, com listras ou com aparência de mosaico, cole fita adesiva em algumas partes da casca e pinte as partes expostas. Depois é só retirar a fita.

   Se você quiser incrementar ainda mais este presente, pode rechear os ovos com confeitos, como balas de goma ou amendoins cobertos de chocolate. Depois disso, é só passar cola na base do ovo (perto do furo) e colar uma forminha de papel. Atenção: não vire o ovo na forminha, pois os confeitos irão cair. A forminha é que deve ser colada no ovo, com este de cabeça para baixo. Para finalizar, coloque os ovos em uma cestinha de vime, forrada com papel celofane amassado ou palha. Se a cestinha tiver alça, amarre dois laços, um em cada ponta da alça (voltados para fora) e pronto! 


FELIZ PÁSCOA PARA TODOS!!!

0 palpites: